Claudia Lima Marques

Claudia Lima Marques

Advogada com experiência profissional de mais de trinta anos, é Professora Titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFRGS) até maio de 2019. Pós-Doutora pela Universidade de Heidelberg, Alemanha (2003), Doutora em Direito “summa cum laude” pela Universidade de Heildelberg, Alemanha (1996), Mestre em Direito Civil e em Direito Internacional Privado pela Universidade de Tübingen, Alemanha (1987) e Especialista em Direito Comunitário Europeu pela Universidade do Sarre (1988).

Em 2019 recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Savoie Mont Blanc (USMB), da França.

Em 2018 recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Giessen, Alemanha. Foi Professora visitante da Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne), 2006; e da Universidade de Savoie (Chambery, Franca), 2018.

Foi Professora da Academia de Direito Internacional de Haia (The Hague Academy of International Law/ Académie de droit international de La Haye), ministrando o curso “Protection of the Weaker Party in Private International Law – Consumers, Small Business and Non-Profit-Making-Activities”, 2009.

É Diretora da International Association of Consumer Law. Association Internationale de Droit de la consommation, (Bruxelas, Bélgica), e Chair do Comitê de Proteção Internacional dos Consumidores da International Law Association (Londres, Reino Unido). Também é Diretora da Deutsch-Lusitanische Juristenvereinigung (Associação Luso-Alemã de Juristas), (Berlim,Alemanha) e membro da Académie Internationale de Droit Comparé/ International Academy of Comparative Law (Paris, França) Foi Presidente Nacional do BRASILCON – Instituto Brasileiro de Direito e Política do Consumidor, entre 1998 e 2000 (Brasília/DF), e da Associação Americana de Direito Internacional Privado – ASADIP (Assunción, Paraguai), entre 2010-2012.

Foi Delegada Brasileira nas negociações para a CIDIP VII (OEA) sobre proteção dos consumidores e Relatora-Geral da Comissão de Juristas do Senado Federal para a Atualização do Código de Defesa do Consumidor (2012). É Diretora da Revista de Direito do Consumidor, do BRASILCON, publicada pela Editora Revista dos Tribunais (São Paulo), e Coordenadora brasileira da Rede Alemanha-Brasil de Pesquisas em Direito do Consumidor (DAAD-CAPES), assim como Conselheira Titular da OAB – Seccional do Rio Grande do Sul.

Exerceu as funções de assessoramento jurídico no âmbito da Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça (1989-1990) e do Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul (1991-1994).

Como conferencista, no Brasil e no exterior (Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha, Suíça, Bélgica, Finlândia, Portugal, Nova Zelândia, Áustria, Países Baixos e Japão), tem mais de 300 artigos e trabalhos científicos publicados na Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, China, Estados Unidos, Holanda, Uruguai, Portugal e Suíça.